domingo, 9 de setembro de 2007

inclusão digital

Inclusão Digital


Como tudo na vida, um dia foi o telefone, o radio, e a televisão. hoje a internet veio para ficar, e isto ninguém tem dúvida, porque esta mudando o comportamento da sociedade. A informação tem que ser para todos, o governo deve possibilitar para a população carente acesso às novas tecnologias. O computador é uma excelente ferramenta comercial porque as pessoas sem saírem de casa podem conferir saldo bancário, fazer aplicações, pagar suas contas, fazer compras, etc... a internet com informações poderosas e surpreendentes a cada dia.
O que questionamos hoje é que estes avanços todos não estão disponíveis para toda a população, devido a custos altos, ou talvez uma política definida do governo federal para a inclusão digital.
Sabemos da importância da iniciativa governamental, estadual, municipal e apoios privados, mas a exclusão digital nas escolas brasileiras ainda é grande. Segundo a pesquisadora Neide Noffs, não basta instalar computadores em escolas públicas. É preciso capacitar o professor para que ele transforme a sua aula, utilizando a ferramenta digital. É preciso quebrar a barreira do acesso e depois, é preciso manter esse acesso. O acesso à internet nas escolas públicas, deve ser atividade rotineira, como a biblioteca, que fica aberta o tempo todo. O Brasil tem muitos programas de inclusão digital, mas eles não são suficientes para superar as desigualdades no acesso a estas tecnologias. Para diminuir estas desigualdades é necessária uma política pública do estado que estabeleça metas e coloque investimento para tal. Devemos dar oportunidades a pessoas pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada a terem acesso a tecnologia. Não devemos ter excluído digitais também.


Déuza Ivonete Roos vale
Aluna de Pós-graduação da FTB

Nenhum comentário: